Amido termoplástico, também chamado amido plastificado, em suma é um amido nativo, seja de qualquer fonte como mandioca, milho, batata entre outros, que sofreu transformação físico química para transformar sua característica.
Tal transformação permite que o amido possa formar uma massa fundida que sobre certas condições torna se termoplástica.
O processo de obtenção do amido plastificado chama se plastificação. Existem atualmente inúmeras formulações para plastificar o amido. Pesquisas no mundo todo apontam esse material como um excelente coadjuvante aos plásticos de petróleo, sendo uma fonte renovável e que não agride o meio ambiente.
No geral o processo de plastificação do amido requer plastificantes como água, sorbitol, xilitol e glicerol. Geralmente utilizam se água e glicerol em conjunto para otimizar a plastificação. Alguns processos utilizam aditivos de fluidez e compatibilidade também.
A reação de plastificação ocorre em temperaturas acima dos 90C e com energia mecânica, por isso aconselha se a utilização de extrusora dupla rosca para a produção de amido termoplástico, mas claro, cada empresa tem a sua própria forma de obtenção.
Qual a função do amido termoplástico?
O amido termoplástico já é amplamente utilizado na Ásia e Europa como carga para diluir polímeros compostáveis, devido à sua característica hidrofílica ele não pode ser utilizado sozinho, pois dessa forma absorverá muita umidade e não deixará estável o produto final.
Os asiáticos e europeus utilizam o amido termoplástico na produção de itens descartáveis como sacolinhas, filmes plásticos, talheres, copinhos, bandejas e canudos.
Para se obter um filme de boa qualidade sugere se a utilização de até 30% de amido termoplástico misturado a polímeros compostáveis, por exemplo PBAT.
Claro que para aplicações mais nobres recomenda se utilizar menos amido, ou mesmo evita lo.
O amido termoplástico é indicado paea a fabricação de sacolinhas por exemplo.
Por que utilizar amido plastificado?
É importante ressaltar que o amido termoplástico não torma o plástico convencional em biodegradável, ele é apenas um coadjuvante para a redução do custo de plásticos compostaveis. A utilização desse amido é aconselhada para produtos de uso único e que dificilmente serão destinados à reciclagem. O amido plastificado sozinho é totalmente biodegradável em poucos dias na natureza.
O uso do amido na composição dos plásticos compostáveis pode reduzir o custo final do composto, porém pode haver perda de propriedades mecânicas.
Como se sabe alguns produtos plásticos não são viáveis reciclar,
por isso os asiáticos já fazem essa mistura.
Aqui no Brasil ainda não há essa cultura, porem já existem empresas buscando e pesquisando essa tecnologia.
A Máxxima é a primeira empresa brasileira a produzir o amido termoplástico, com tecnologia própria patenteada.
Temos também a produção local de compostos prontos para uso destinados à extrusão de filmes, produzidos com PBAT,
clique aqui e leia o post desse material.
Interessado em conhecer, Fale conosco ou visite Máxxima Biopolímeros.